Processadores recorrem a bombas de engrenagem para aumentar a produção da extrusora e atender à crescente atividade de fabricação (2 de agosto de 2022)

A PSI-Polymer Systems Inc. vê um grande aumento nos pedidos à medida que os processadores se tornam criativos para atender às demandas de produção de extrusão

CONOVER, Carolina do Norte, 2 de agosto de 2022 – Com maior demanda de capacidade e prazos de entrega estendidos para equipamentos de produção, incluindo extrusoras, os processadores se voltaram para as bombas de engrenagem como uma solução para aumentar a produtividade e atender às crescentes demandas de fabricação do país, de acordo com a PSI-Polymers Systems Inc. (PSI), fornecedora líder global de bombas de engrenagem de alto desempenho, trocadores de tela, auxiliares personalizados e reconstruções para as indústrias de polímeros, adesivos, produtos químicos e processamento de alimentos.

Nos últimos dois anos, a PSI experimentou um aumento maciço nos pedidos de bombas de engrenagem devido em grande parte à escassez de novas extrusoras que tiveram prazos de entrega de mais de 50 semanas. Da mesma forma, extrusoras usadas foram compradas e processadores ficaram lutando para encontrar maneiras de atender à demanda, de acordo com Don Macnamara, gerente geral da PSI-Polymer Systems Inc. volume de negócios, os processadores estão usando todos os recursos disponíveis e pensando de forma criativa para gerenciar o aumento das pendências e reter clientes”, disse Macnamara. “Atrasos excessivos e prazos de entrega mais longos podem resultar no desvio do cliente e no potencial aumentado de perda de longo prazo de relacionamentos comerciais valiosos. Os processadores estão fazendo todo o possível para aumentar as saídas para reduzir os prazos de entrega. É aqui que entra a bomba de engrenagem.”

Normalmente, as bombas de engrenagem são instaladas em uma linha de extrusão para controlar a estabilidade dimensional do perfil e o peso por comprimento. No entanto, os processadores agora foram rápidos em avaliar e priorizar os ganhos de produção disponibilizados pela bomba de engrenagem. A bomba de engrenagens assume a função geradora de pressão da extrusora e permite que ela faça o que faz de melhor: alimentar, derreter e dosar, diz Macnamara.

Com a função de pressão removida, a extrusora opera com uma pressão de cabeça mais baixa. Isso aumenta efetivamente a saída da extrusora reduzindo as perdas induzidas por contrapressão no fluxo. De acordo com Macnamara, extrusoras mais antigas costumam ter um ganho de saída de 18%-25%. A adição de bombas de engrenagem a 4 a 5 extrusoras mais antigas pode gerar um ganho de produção semelhante ao da adição de uma nova linha de extrusão. As novas extrusoras obtêm ganhos de aproximadamente 10%. Os ganhos de saída dependem da viscosidade do material e de quanto material está sendo retido pela pressão.

Uma bomba de engrenagem também amortece os efeitos da variação de pressão da extrusora na matriz em uma faixa de 20:1 a 50:1, dependendo do processo. Isso permite o controle de medidor/parede nominalmente +/- 0,25%, reduzindo significativamente a quantidade de resina usada por pé linear. Por exemplo, sem bomba de derretimento, uma seção de tubo de 1 pé e 1,5" de diâmetro (SDR 13,5) feita em direção à extremidade mais pesada da especificação ASTM tem um peso alvo de 151g (0,333 lb). A adição de uma bomba de derretimento à linha fornece um perfil consistentemente preciso em direção à extremidade inferior da especificação ASTM com um peso reduzido de 145 g (0,320 lb) por pé. Isso resulta em uma economia líquida de 6 gramas (0,013 lb) por pé linear. A uma velocidade de linha de 65 fpm, uma operação 20/5/50 poderia gerar uma economia líquida anual de material de mais de um quarto de milhão de libras por ano.

“Em um mercado onde os preços são voláteis e a disponibilidade de recursos muitas vezes imprevisível, reduzir a porcentagem de material distribuído no produto pode significar a diferença entre fazer remessas adicionais ou olhar para silos vazios”, disse Macnamara.

A mudança da função de geração de pressão para a bomba de fusão também reduz a carga de amperagem na extrusora. Materiais de índice de viscosidade/fusão fracionada mais altos terão o maior benefício. Menor carga de amperagem se traduz em menores custos de energia. Na maioria dos casos, adicionar o motor da bomba de engrenagem à linha reduz o consumo geral de amperes e gera uma economia geral significativa de energia. Além disso, a pressão mais baixa do cabeçote da extrusora coloca menos carga no mancal de encosto e na caixa de engrenagens, aumentando a vida útil esperada e reduzindo o desgaste da extrusora.

#         #         #

Sobre a PSI-Polymer Systems Inc.                                                                                                    Fundada em 2000 por um veterano da indústria e apoiada por uma equipe dedicada de ex-proprietários de empresas de bombas de engrenagens e trocadores de tela, a visão da PSI de sistematizar o hardware do processo entre a extrusora e a matriz rapidamente se consolidou. Apresentando tecnologias que incorporaram melhorias de máquina proprietárias e patenteadas, a PSI desafiou o projeto de sistema convencional e, por fim, elevou os padrões da indústria para desempenho e fornecimento.

Para requisitos de filtragem de adesivo de polímero e hot melt, os tipos de trocador de tela PSI incluem Backflush (CSC-BF), pistão duplo contínuo (CSC), pistão único descontínuo (DSC), placa deslizante hidráulica (HSC), placa deslizante manual (MSC) , e Filtros em Linha (ILF). Para grandes reatores de polímeros e linhas de composição, a PSI oferece trocadores de tela contínuos de área estendida (EAC). Os tipos de bomba de engrenagem incluem: bomba de engrenagem de extrusão (EGP), bomba de engrenagem de alta pressão (HGP), bomba de engrenagem química-industrial (CIP) e bomba de engrenagem de fluoropolímero (FGP) para plásticos fluorados. Para mais informações visite www.psi-polymersystems.com.

PSI - Gear Pump System