As bombas de engrenagem PSI-Polymer Systems apresentam múltiplos coletores para trocas rápidas – reduzindo o tempo de inatividade e aumentando a qualidade do produto Conover, NC (15 de agosto de 2014)

A PSI-Polymer Systems é líder do setor na produção de bombas de engrenagem de extrusão com opções de manifold há muitos anos. Recentemente, eles foram chamados para personalizar seus produtos para várias aplicações desafiadoras e de ponta, e seus engenheiros estavam prontos para a tarefa.

Uma dessas aplicações desafiadoras com as quais eles foram apresentados envolveu um sistema complexo de manifolds com bancos de quatro bombas de engrenagem para cada extrusora. A válvula, projetada pela PSI, foi capaz de ajustar e até mesmo interromper o fluxo de cada bomba. A aplicação envolveu uma extrusora de rosca dupla e uma extrusora de rosca simples, com a rosca dupla exigindo alimentação variada para o sistema para fornecer a mistura correta. O material plástico utilizado foi o PEEK, um desafio de processar devido à sensibilidade e às altas temperaturas necessárias. Como o PEEK se degrada facilmente, foi necessário um projeto personalizado para garantir geometrias de fluxo adequadas. A PSI projetou as áreas de fluxo no manifold para que não houvesse áreas potenciais de degradação para o material dentro do bloco do manifold. Adicionando ao desafio, o cliente estava usando o PEEK para revestir o material preenchido com fibra e não podia permitir uma variação superior a 0,5%.

A PSI projetou um sistema de controle personalizado para esta aplicação, apresentando código escrito personalizado para o controlador para ajudar a lidar com todos esses requisitos. Eles montam 4 válvulas a montante com mecanismos de vedação, cada uma contribuindo para o controle personalizado. Se uma bomba for desligada, o controlador detecta e compensa o fluxo. Isso permite a geometria de fluxo adequada, tolerâncias supercríticas e uma variação facilmente inferior a 0,5%. O sistema funcionou tão bem que o cliente comprou duas bombas sobressalentes que poderiam ser trocadas.

Para uma segunda aplicação, um cliente estava tentando produzir 6 cintas plásticas a partir de uma única extrusora. Eles estavam tentando controlar todos os 6 fios com uma bomba de engrenagem; o problema era que eles precisavam ajustar constantemente o fluxo e, depois de fazer essas alterações, os perfis de temperatura e os perfis de fluxo não seriam consistentes. O resultado foi uma produção ineficiente e uma quantidade inaceitável de material de sucata. A PSI foi chamada para analisar e resolver o problema.

Após análise, a PSI recomendou e apresentou uma solução envolvendo o uso de 3 bombas de engrenagem com manifolds. Dois fios por bomba são controlados com a nova unidade PSI. Um fluxo centro-esquerdo-direito fornece fluxo igual para cada canal, melhores geometrias de fluxo, melhor distribuição de material e menor variação de calibre de material. As transições, manifolds e adaptadores fornecidos pela PSI mantêm o fluxo equalizado, resultando em qualidade idêntica do produto. A PSI também forneceu um controlador de sistema de bomba personalizado para esta aplicação. Ele funciona com todas as principais plataformas e pode se comunicar em vários idiomas.

Um benefício adicional da solução PSI é que o processador agora tem a flexibilidade de usar reafiação adicional, economizando dinheiro. O principal material utilizado é o PP virgem, mas devido ao melhor controle do processo eles podem produzir material acima das especificações com remoagem interna.

“Na PSI, estamos orgulhosos de poder projetar essas soluções personalizadas que ajudam a resolver as aplicações complexas de nossos clientes”, disse Glenn Woodcock, presidente da PSI-Polymer Systems.