PSI-Polymer Systems Inc. apresenta vedação de baixa viscosidade para trocadores de tela tipo parafuso Conover, NC (16 de outubro de 2013)

A PSI-Polymer Systems introduziu recentemente uma nova vedação, aplicável a qualquer um de seus trocadores de tela tipo parafuso e válvulas de desvio, que evita o vazamento de material em polímeros e fluidos de viscosidade extremamente baixa.

Com troca-telas tipo parafuso e válvulas de desvio, há uma correlação entre a viscosidade do polímero e a capacidade do troca-telas de manter uma vedação confiável e sem vazamentos. Isso ocorre porque a folga usinada com precisão entre a carcaça e os parafusos depende da viscosidade do polímero para criar um equilíbrio entre fornecer lubrificação mínima entre a carcaça e os parafusos, ao mesmo tempo em que inibe o fluxo através do parafuso L/D para a atmosfera. Até agora, fundidos de viscosidade baixa e muito baixa têm sido problemáticos para trocadores de tela tipo parafuso devido às limitações nas folgas que devem ser mantidas.

Comum com adesivos hot melt e polímeros de baixa viscosidade, esses vazamentos são um problema sério, pois não apenas criam uma bagunça e exigem o desligamento da máquina para reparo e limpeza, mas também podem se tornar um sério risco de incêndio e segurança.

Como solução para esse problema comum, a PSI inventou uma tecnologia de vedação que funcionará efetivamente para polímeros com viscosidades extremamente baixas. Até agora, a nova vedação foi testada com sucesso em viscosidades tão baixas quanto 1 cP (tolueno, etc.) a 300.000 cP e provou ser capaz de vedar nitrogênio a mais de 2.000 psi. O design é igualmente eficaz em viscosidades mais altas que podem ser tratadas pelos tipos de vedação existentes. Ele pode ser usado em qualquer unidade de troca de tela tipo pistão PSI ou válvula de desvio, e é ideal para processar materiais de alta fusão, adesivos, solventes, etc.

“Esta vedação é uma solução perfeita para os vazamentos que muitos de nossos clientes experimentam ao usar polímeros de baixa viscosidade”, disse Glenn Woodcock, presidente da PSI-Polymer Systems. “Sempre foi nosso objetivo continuar a ser líderes e inovadores em nosso setor. Sabemos que o sucesso de nossos clientes está ligado ao nosso próprio sucesso, e este novo selo ajudará todos os nossos clientes a melhorar a eficiência e a qualidade de seus produtos.”

O novo selo está atualmente com uma patente provisória, aguardando status pendente.