Nova tecnologia de válvula de desvio de 3 vias da PSI-Polymer Systems Inc. Ideal para várias funções de processamento de extrusão Conover, NC (16 de outubro de 2013)

A PSI-Polymer Systems introduziu recentemente dois novos designs de válvula de desvio de polímero. O primeiro design é um novo filtro de combinação EU válvula de desvio (DIV-F), destinada principalmente a aplicações de laboratório, mas também adequada para operações de grande escala. O segundo é uma combinação de dados AB EU válvula de desvio (DIV-3X) usada para direcionar o material para várias matrizes ou diretamente para o piso para purgar.

Na maioria das válvulas de desvio existem duas posições padrão usinadas em um parafuso vertical (pistão). Na posição de desvio, o polímero é direcionado para o piso. Na posição on-line, o polímero flui direto através do parafuso para a matriz. Quando no modo de desvio, para proteger contra a degradação e resfriamento do polímero, o orifício de passagem é normalmente encapsulado dentro do alojamento da válvula de desvio.

Filtro de combinação do PSI EU a válvula de desvio (DIV-F) introduz uma placa do disjuntor com um pacote de filtro na posição normal do orifício de passagem. Esse design econômico elimina a necessidade de um trocador de tela e adaptadores e é ideal para aplicações como peletização subaquática, onde é necessário um fluxo instantâneo para a matriz e o espaço é muito limitado para acomodar um trocador de tela para proteção da matriz. O DIV-F também é adequado para processos em lote, como aplicações de hot melt, onde o filtro é normalmente trocado no final de uma corrida.

Para permitir mudanças de tela, a PSI estendeu o comprimento do parafuso e adicionou um cilindro mais longo. No modo on-line, o orifício de passagem e o filtro estão diretamente na corrente de fusão. No modo de desvio, a unidade opera de forma semelhante a outras válvulas de desvio, encapsulando o orifício de passagem e o filtro dentro do corpo. Ao trocar o pacote de tela, o furo passante muda para um modo offline, onde ele e a placa do disjuntor se movem para cima e para fora do alojamento. Nesta posição, um respiradouro, usinado no parafuso, se comunica com a porta de desvio para permitir que qualquer polímero pressurizado na cabeça escape para o piso. A posição de troca de tela permite o desvio de polímero em taxa máxima, no entanto, a maioria dos processadores geralmente prefere diminuir a velocidade da linha ou trocar o filtro com o processo offline enquanto a extrusora está em repouso ou inativa.

Outro novo desenvolvimento da PSI, a versátil válvula de desvio AB (DIV-3X), fornece controle e funcionalidade aprimorados para linhas dedicadas a vários processos, por exemplo, uma aplicação HMA onde uma única linha é usada para alternar entre peletização e produção de almofadas de cola. Processos como perfil extrudado também considerariam este produto extremamente valioso, pois ele pode alternar instantaneamente entre duas matrizes de perfil que são alimentadas por uma única extrusora que alimenta equipamentos independentes de resfriamento e corte.

O DIV-3X é fornecido com uma válvula de 3 vias que direciona o fluxo para um dos dois orifícios de fluxo do processo ou para uma posição de desvio que direciona o polímero através de uma porta de descarga.

Ambos os projetos de válvula de desvio usam um parafuso em vez de uma placa deslizante e utilizam um projeto de parafuso sem vazamento sem vedação mecânica.

A nova válvula de 3 vias pode ser particularmente útil para aplicações onde o tempo necessário para coordenar a sequência do fluxo de material precisa ser perfeito. A válvula de desvio de 3 vias é facilmente personalizável e permite que os operadores controlem a sequência de temporização ideal.

“Nossas válvulas de desvio são um dos auxiliares mais inovadores e universalmente úteis que desenvolvemos aqui na PSI”, disse Don Macnamara, gerente geral da PSI-Polymer Systems. “As vantagens de ambos os projetos são aparentes para qualquer pessoa que já tenha usado um desses dispositivos antes, e nós os recomendamos a qualquer compostor, peletizador ou produtor de resina para quem vendemos equipamentos.”