A nova vedação labial da PSI-Polymer Systems Inc. fornece desempenho livre de vazamentos da bomba de engrenagem para viscosidades tão baixas quanto 100 Centipoise Conover, NC (16 de outubro de 2013)

Desde sua fundação, a PSI-Polymer Systems Inc. foi pioneira no afastamento das tradicionais vedações de aço inoxidável em bombas de engrenagem, para criar uma vedação mais confiável, imune aos danos catastróficos que normalmente podem ocorrer se o contato do material com o eixo da engrenagem de aço for feito . Assim como as vedações de aço, a vedação de bronze para rolamentos da empresa depende da viscosidade do material para criar uma vedação entre as ranhuras da vedação e o eixo da engrenagem. No entanto, alguns materiais, como revestimentos de viscosidade muito baixa, PP de alta fusão, HMA, etc., têm viscosidades tão próximas da água que o material vazará além de uma vedação padrão. Nesses casos, a solução tradicional sempre foi a adição de um bucim de vedação, que requer manutenção ocasional para apertar o bucim contra o eixo da engrenagem rotativa quando a vedação começa a vazar.

Para essas aplicações de viscosidade extremamente baixa (100-250.000 centipoise), a PSI criou um novo “Lip Seal” para suas bombas de engrenagem que elimina efetivamente o vazamento e a manutenção do bucim de vedação. Esta vedação de lábio inclui uma placa na extremidade da vedação que trava os anéis da vedação da gaxeta, tornando a vedação apertada interna e externamente. Qualquer material que migrar através da vedação fluirá primeiro para a gaxeta, depois para o novo cartucho de vedação labial e, finalmente, para a 'placa seguidora' que é vedada com um o-ring. Esses três componentes se combinam para eliminar vazamentos mesmo de materiais de viscosidade extremamente baixa. Para aplicações em que a bomba de engrenagem precisa puxar vácuo, uma opção de vedação de lábio duplo é a solução perfeita.

“A vedação labial é mais um passo na evolução de um processo que começamos há muito tempo na PSI para nos afastarmos das falhas de vedação causadas pelo aço”, disse Glenn Woodcock, presidente da PSI-Polymer Systems. “Esta mais nova iteração é um avanço na tecnologia de vedação livre de manutenção, permitindo que praticamente qualquer viscosidade forme vedações eficazes, evitando o alto custo e manutenção de vedações mecânicas.”

A PSI fornecerá o novo design de vedação labial para materiais de viscosidade extremamente baixa – mas outras opções de vedação estão disponíveis dependendo do material específico que está sendo processado.